Os princípios do Programa Segundo Tempo

William Gomes

O Programa Segundo Tempo adota alguns princípios que são fundamentais para o seu desenvolvimento no dia-a-dia. O programa, além de visar o desenvolvimento físico e motor dos beneficiados, pretende difundir para este público princípios que considera essenciais para o bom convívio em grupo. Vamos conhecer?

Fonte: Blog Programa Segundo Tempo de Sobral (http://psegundotemposobral.blogspot.com.br/2012/01/05012012-as-19h17-recreio-nas-ferias.html)

PST – Recreio nas férias em Sobral Fonte: Blog Programa Segundo Tempo de Sobral

O primeiro princípio que apresentamos é o do Direito de Cidadania, do esporte e do lazer. Este direitos do cidadão são assegurados na Constituição Federal onde o Programa Segundo Tempo surge como ferramenta que garante as suas efetividades na prática.

O segundo princípio é o da Participação Irrestrita, que busca garantir o direito a todos à participação das práticas corporais, independente de qualquer tipo de discriminação, seja racial, gênero, social ou religiosa.

A Diversidade de Experiência é nosso terceiro princípio apresentado. Este princípio se concretiza através das práticas, buscando proporcionar aos beneficiados saberes, conhecimentos, vivências e experiências e, assim, alcançando alguns propósitos como tornar o cidadão mais autônomo no ambiente onde está inserido, reconhecer e repudiar aspectos negativos da sociedade, repudiar qualquer forma de violência, entre outros.

A Transcendência Pedagógica é um elemento fundamental desde o planejamento do PST até as trajetórias dos dias de hoje, por isso, é considerado mais um princípio do PST. As práticas corporais não devem se conter apenas às dimensões procedimentais (saber fazer). Devem assimilar também as dimensões conceituais (saber sobre) e atitudinais (saber ser).

O último princípio do PST que apresentamos é o dos Valores que pretende transmitir aos beneficiados valores éticos e morais nem sempre difundidos na sociedade, como cooperação, educação, responsabilidade, respeito, entre outros.

Quer saber mais? Visite nosso site e conheça mais sobre a história do PST. Link: http://www.ufrgs.br/ceme/pst/site/

Anúncios
Esse post foi publicado em Educação Física. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s