O Programa Segundo Tempo e o atendimento a pessoas em situação de risco social

Suélen de Souza Andres

Criado em 2003 pelo Ministério do Esporte, o Programa Segundo tempo (PST) possui uma trajetória de 14 anos, na qual vem se consolidando dentro do seu principal objetivo que é “democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social” (MINISTÉRIO DO ESPORTE, 2003).

Durante esse período é possível visualizar a dimensão que o Programa alcança. Em dados disponibilizados pela Secretaria Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social – SNELIS/ME, o Segundo Tempo possui 649 núcleos ativos oriundos de 34 convênios, beneficiando 68.433 pessoas entre crianças, adolescentes e jovens.

A fim de compartilhar dados referentes aos resultados apresentados até aqui pelo PST, apresento um gráfico produzido pelo Portal Projeto PST Brasil, no qual evidencia beneficiados(as) por Risco Social (GRÁFICO ABAIXO). O gráfico é um levantamento feito entre os anos de 2007 e 2015 em núcleos ativos do período.

grafico pst

O uso de drogas e desestruturação familiar está entre os principais riscos apontados pelo gráfico, assim como tantos outros riscos que podem comprometer a saúde e o comportamento de crianças, adolescentes e adultos.

O diagnóstico desses dados demonstra a preocupação que o Programa possui com esses fatores, afim de, a partir do reconhecimento, buscar estratégias para intervir e continuar melhorando a vida das pessoas beneficiadas pelo PST.

Para mais informações sobre esses dados e outros disponibilizados no site, acesse: https://projetopstbrasil.uem.br/portal/pt-br/

Anúncios
Esse post foi publicado em Educação Física. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s