DANÇA NO PROJETO SEGUNDO TEMPO E PRODUÇÃO CIENTIFICA

Juliana Lorenzoni
 
A partir de uma pesquisa inicial foram encontrados alguns trabalhos que tem como foco a dança inserida no Projeto Segundo tempo. Ao longo do ano vamos apresentar esses trabalhos aqui no blog de Memórias do PST.
O primeiro é uma monografia do curso de especialização em esporte escolar do centro de educação a distância da Universidade de Brasília em parceria com o programa de capacitação continuada em esporte escolar do Ministério do Esporte com o assunto: “As Contribuições da Dança Escolar no Projeto Segundo Tempo: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento” da autora Janaína Galbes que está no repositório digital da UFRGS.
Resumo do trabalho:
“O movimento corporal sempre foi, dentro do espaço escolar, uma moeda de troca. A imobilidade física funciona como punição e a liberdade de se movimentar como prêmio. Estas atitudes evidenciam que o movimento é sinônimo de prazer e a imobilidade, de desconforto. Mas, se é através do movimento que o aluno se manifesta, que aluno irá formar-se se impedimos sua expressão. O presente trabalho abordou a questão da introdução da dança no espaço escolar, e as suas contribuições para o Projeto Segundo Tempo, relatando e refletindo sobre o trabalho que é desenvolvido neste projeto. As considerações finais mostram que a dança como processo educacional não pretende formar profissionais ou permitir a aquisição de habilidades, mas sim contribuir para o aprimoramento dos movimentos, o desenvolvimento das potencialidades humanas e a integração e relação da criança com o mundo.”
Anúncios
Esse post foi publicado em Educação Física. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s