A Produção científica e o Programa Segundo Tempo

Maria Luisa Oliveira da Cunha

Juliana Fernandes Lorenzoni

    Uma das formas encontradas pela equipe do Centro de Memória do Esporte para divulgar o Programa Segundo Tempo caracteriza-se pelo mapeamento da produção científica seja ela oriunda do Programa ou que verse sobre ele. Desta maneira afirmamos a importância de catalogar o que vem sendo produzido sobre o Programa Segundo tempo como  registro da memória do programa e de seus impacto nas políticas publicas.

   Nessa perspectiva empreendemos esforços para identificar os artigos científicos, teses, dissertações, monografias e trabalhos de conclusão de curso com temática relacionada ao Programa Segundo tempo e seus projetos especiais em bases de dados como o Projeto Scielo, que visa tornar mais visível a literatura cientifica brasileira e, ao mesmo tempo, criar uma base de dados que possa ser utilizada para obtenção de informações úteis em termos de produção cientifica no Brasil, que permita entre outras coisas, o estabelecimento de estratégias e de políticas de gestão cientifica (MENEGUINI, 1998). Da mesma maneira foi consultado o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que tem por objetivo oferecer acesso a informações consolidadas e que reflitam as atividades do sistema nacional de pós-graduação brasileiro, na qual é possível  consultar todos os trabalhos defendidos na pós-graduação brasileira ano a ano (DA SILVA ROSA, 2014).

Este levantamento encontra-se registrado no site do Centro de Memória do Esporte/Programa Segundo tempo na guia publicações onde identificamos um total de 42 artigos, 14 anais de congressos, 1 tese, 2 dissertações,183 monografias e trabalhos de iniciação científica e 4 outras publicações realizadas sobre e no PST perfazendo na totalidade 246 itens.

Ressaltamos que já é possível identificar nesta produção cientifica elencada a publicação de artigos em revistas de impacto produzidos por pesquisadores internos e externos ao programa. No levantamento realizado em artigos científicos os temas abordados foram relacionados no gráfico a seguir apontando para a diversidade com que são explorados nestes trabalhos.

 

dança

O Programa Segundo tempo, resultando suas atividades em produção cientifica, demonstra a relevância do mesmo e seu impacto nas políticas públicas de esporte e lazer. E ainda ao fomentar e subsidiar trabalhos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão, já que estes estão sendo produzidos nas universidades brasileiras, determina a confiabilidade de suas atividades.

Anúncios
Esse post foi publicado em Educação Física. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s