Projeto Memórias e o acesso livre a informação

Luiza Aguiar dos Anjos

Como forma de divulgar as ações bem sucedidas que acontecem nos núcleos do Programa Segundo Tempo, contribuindo para a melhoria do trabalho realizado, o Centro de Memória do Esporte (CEME/UFRGS) lançará ainda em 2014 três livros eletrônicos.

O primeiro deles, Intitulado “Memórias do Programa Segundo Tempo: partilhando experiências e conhecimentos”, tem lançamento previsto para o mês de setembro. A obra retrata o caminho percorrido no processo de registro, documentação e troca de conhecimentos e saberes do PST, destacando a importância do registro da preservação e divulgação de tais memórias por meio de diversos instrumentos: vídeos, acervo, exposições, clipping de notícias, blog, repositório digital, entrevistas, catalogação de artigos, dissertações e teses do PST. O livro apresenta, ainda, o projeto “Garimpando Memórias”, que traz entrevistas com as pessoas que participam do programa em suas diferentes esferas e atribuições e, por fim, demonstra como o Projeto se articula com o CEME.

O segundo e-book, previsto para ser lançado em outubro, é uma comemoração aos dez anos do Programa Segundo Tempo no Brasil. A obra abordará os Projetos Especiais que o PST oferece, sendo eles: PST Universitário, destinado à comunidade universitária, principalmente o corpo discente; Recreio nas Férias, destinado à crianças e adolescentes durante o período de férias escolares; PST Esportes Adaptados, destinado à crianças e adolescentes com deficiências e/ou com necessidades especiais; Proesp, que acompanha o crescimento e desenvolvimento corporal, motor e do estado nutricional de crianças e jovens de 7 e 17 anos; Navegar, que oferece atividades aquáticas, e Memória, que visa registrar a história do PST, por meio de uma coleção específica junto ao Centro de Memória do Esporte de forma a abrigar seu acervo.

Já o terceiro e-book visa oferecer orientações para subsidiar o trabalho de registro de memórias a ser feito pelos núcleos do projeto, sendo eles: confecção de banners e folders, registros fotográficos e em vídeo, organização de mostras e exposições.

logoFonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww2.esportes.pe.gov.br%2Fweb%2Fsecretaria-de-esportes%2Fexibir_noticia%3FgroupId%3D47513%26articleId%3D1688227%26templateId%3D47645&h=0&w=0&tbnid=iD43lGeTp1B-aM&zoom=1&tbnh=157&tbnw=322&docid=0WUE5mI94DJWjM&tbm=isch&client=firefox-a&ei=mUMQVNS3GraAsQTMgYGQBw&ved=0CAIQsCUoAA

Todos os livros eletrônicos serão disponibilizados gratuitamente no site do Centro de Memória do Esporte: http://www.ufrgs.br/ceme/site.

Anúncios
Esse post foi publicado em Educação Física. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s