Projeto Recreio nas Férias

Carina Kaiser

O Recreio nas Férias é um projeto que propõe atendimento concentrado nos meses de férias escolares. A ideia é que durante o desenvolvimento do projeto os beneficiados sejam acolhidos por cinco dias consecutivos (período que teriam suas atividades escolares), em período integral com atividades recreativas e culturais. Como também as atividades esportivas diferenciadas daquelas oferecidas nas aulas regulares do PST (Programa Segundo Tempo) ao longo do ano.

O programa tem como objetivo permitir a apropriação e a otimização dos equipamentos sociais, ampliando a oportunidade de conhecimento, lazer e cultura de milhares de crianças e adolescentes, integrando ainda mais a escola e a comunidade. O projeto faz parte do Programa Segundo Tempo e é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, reunindo outras quatro secretarias municipais: Esporte, Cultura, Meio Ambiente e Saúde.

O Projeto Recreio nas férias foi criado em 2009, com o objetivo de trazer de modo explicito e organizado as dimensões do lazer e do lúdico para dentro do Programa Segundo Tempo, em suas atividades no período de férias escolares. Desde seu nascimento, as edições foram realizadas sempre com a participação de crianças e adolescentes integrantes dos convênios do Programa Segundo Tempo e também com a abertura para a inclusão de outros após conhecerem o projeto.

O principal intuito do projeto é fazer com que crianças e jovens usufruam do direito ao lazer, com base em conteúdos culturais. Assim como estimular a permanência dos beneficiados (crianças e adolescentes) e estimular a vinda de novos participantes. São trabalhados inúmeros temas, mas os principais tem sido Meio Ambiente, Valores Olímpicos e Sustentabilidade, visando ações que reflitam sobre o passado, o presente e o futuro em torno das temáticas e do projeto. As atividades lúdicas contam com passeios culturais, práticas esportivas, arte circense, oficinas de teatro, mágicas, cinema, coral entre outras.

Anúncios
Esse post foi publicado em Educação Física. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s