Programa Segundo Tempo e as questões de gênero

Suélen de Souza Andres

            O Programa Segundo Tempo tem como principal objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Dentro disso,o PST procura atender as demandas sociais, entre elas, as questões de gênero, tema do texto de hoje.

Refletir as relações de gênero dentro do Programa Segundo Tempo tem sido uma das preocupações do programa, pois, mesmo que a temática de gênero, não esteja presente nos objetivos e/ou nas linhas estratégias do Programa, o mesmo tem procurado olhar atentamente para essas questões. Uma vez que, dos vinte e dois livros publicados desde 2004, quinze deles de alguma forma abordam as questões de gênero, seja em forma de atividades que buscam problematizar o gênero nas práticas corporais e esportivas, ou mesmo na forma de textos, que apontam à importância de se abordar a temática durante as atividades que o programa disponibiliza nos diferentes locais em que atua.

Além de publicações o Programa ainda desenvolve atividades de capacitação através de vídeo aulas, uma destas exposições é dedicada inteiramente a discutir Corpo, gênero e sexualidade. Refletir e problematizar as questões de gênero no PST atende as demandas e os objetivos do programa na medida em que busca minimizar as desigualdades entre mulheres e homens nas práticas corporais e esportivas.

Para acessar os livros

http://www.ufrgs.br/ceme/pst/site/publicacoes/livros

Link para acessar a vídeo aula sobre corpo, gênero e sexualidade

http://www.youtube.com/watch?v=bI-Qr5leFPk

Anúncios
Esse post foi publicado em Educação Física. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s